Encontrei este breve artigo sobre a regeneração OPF:
Existem muitas semelhanças entre um DPF a diesel e um OPF a gasolina, sendo uma delas que o filtro acabará por ficar entupido com matéria particulada (fuligem). Portanto, para que um filtro a gasolina queime a fuligem, a desaceleração deve ocorrer. Para elaborar, a desaceleração pode ser feita realizando a 'travagem do motor', que é quando você solta o pedal do acelerador (por exemplo, em descidas).
Isso cessa a injeção de combustível e aumenta o fluxo de ar que passa pelo motor e pelo sistema de escape. Consequentemente, a temperatura do filtro de gasolina aumentará o suficiente para inflamar a matéria particulada presa.
No entanto, em situações em que a desaceleração é infrequente, o sistema que controla o seu motor atrasará o tempo de ignição, o que criará uma relação ar-combustível pobre, ou, em outras palavras, o seu motor começará a funcionar 'magro'. Isso, por sua vez, permitirá que mais oxigênio esteja disponível, o que ajudará a iniciar a regeneração.
Tudo isso é certamente algo que o manual nem sequer menciona. Não admira que o desempenho do motor possa variar de um dia para o outro.