SEAT Arona Forum banner

Velocidade de marcha lenta do motor

6.1K views 6 replies 3 participants last post by  Hiboost  
#1 ·
Preocupações com uma recente perda de desempenho levaram-me a pedir a uma oficina local para ligar a sua ferramenta de diagnóstico para investigar o problema. Eles não conseguiram identificar quaisquer problemas registados nos sistemas de controlo do motor, mas ficaram surpreendidos com o facto da velocidade de marcha lenta do motor ser de 1400 rpm. Isto é normal para o motor 1.0TSI 115CV quando quente? Parece-me que costumava ser cerca de 600-800 rpm no máximo, mas posso estar enganado.

#3 ·
Eu tenho o motor mais novo de 110 cv e quando você o liga, ele fica em marcha lenta na sua figura, mas depois de cerca de 20 a 30 segundos cai para cerca de 1000 rpm, depois de aquecido ele fica em marcha lenta a cerca de 800 rpm.
A sua descrição é exatamente como eu me lembro da minha até recentemente, mas pensei que devia estar errado. O que é estranho é que a velocidade de marcha lenta "alvo" mostrada no analisador de diagnóstico também era de 1400 rpm, então a velocidade real medida é considerada como "aprovada".

#4 ·
Consegui encontrar uma oficina local especializada em afinação/reprogramação de VW/Audi que analisou este problema de alta velocidade de marcha lenta. O resultado é interessante se, como eu, você for um motorista de baixa quilometragem.

Os filtros DPF em motores a diesel não são novidade, mas a novidade para mim é que o motor a gasolina 115 TSI é equipado com um Filtro de Partículas Otto (OPF) para reter as partículas de fuligem no sistema de escape. Se você costuma fazer viagens longas e em alta velocidade, não há problema, pois a fuligem retida pelo filtro queimará naturalmente. Infelizmente, andar por aí como eu faço a 60 km/h em marchas mais altas só aumenta o acúmulo de fuligem. A oficina descobriu que meu OPF estava parcialmente bloqueado, o que eles limparam com um processo forçado de regeneração do OPF. E pronto - a velocidade de marcha lenta caiu de 1400 rpm para 900 rpm quando quente. Parece que o gerenciamento do motor estava mantendo as rotações em marcha lenta altas para compensar o filtro parcialmente bloqueado.

O carro agora parece muito melhor de dirigir. Portanto, observe se você é um motorista cuidadoso e de baixa quilometragem. Fui aconselhado a manter as rotações do motor acima de 3000 rpm ocasionalmente para ajudar a limpar o OPF. Espero que isso seja útil para outros.

#5 ·
Li sobre a introdução planejada de filtros de partículas para motores a gasolina há alguns anos, mas nunca percebi que o plano havia sido implementado.
Os revendedores se mantêm em silêncio sobre eles, assim como fazem com os filtros DPF e os problemas de baixa quilometragem que os acompanham.
Obrigado pela informação.

#6 ·
Encontrei este breve artigo sobre a regeneração OPF:
Existem muitas semelhanças entre um DPF a diesel e um OPF a gasolina, sendo uma delas que o filtro acabará por ficar entupido com matéria particulada (fuligem). Portanto, para que um filtro a gasolina queime a fuligem, a desaceleração deve ocorrer. Para elaborar, a desaceleração pode ser feita realizando a 'travagem do motor', que é quando você solta o pedal do acelerador (por exemplo, em descidas).

Isso cessa a injeção de combustível e aumenta o fluxo de ar que passa pelo motor e pelo sistema de escape. Consequentemente, a temperatura do filtro de gasolina aumentará o suficiente para inflamar a matéria particulada presa.

No entanto, em situações em que a desaceleração é infrequente, o sistema que controla o seu motor atrasará o tempo de ignição, o que criará uma relação ar-combustível pobre, ou, em outras palavras, o seu motor começará a funcionar 'magro'. Isso, por sua vez, permitirá que mais oxigênio esteja disponível, o que ajudará a iniciar a regeneração.

Tudo isso é certamente algo que o manual nem sequer menciona. Não admira que o desempenho do motor possa variar de um dia para o outro.